Internacionalização
O PPGZOO tem atraído um número crescente de candidatos de vários estados brasileiros e do exterior desde o primeiro processo seletivo. Esta característica deve-se certamente ao seu caráter inovador no que se refere à aplicabilidade do conhecimento zoológico.
Inserido no programa da OEA (PAEC OEA-GCUB) de intercâmbio de alunos latino americanos para realização de pós-graduação em países que não os de origem, o programa recebe, com bolsa própria, estudantes estrangeiros. Do programa PAEC, o PPGZOO já recebeu sete discentes, e atualmente o programa tem alunos estrangeiros provenientes da Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Honduras, Peru e Venezuela.o.
As contribuições dos docentes para a internacionalização do Programa incluem consultoria ad hoc para agências de fomento à pesquisa no exterior, parcerias para execução, financiamento e realização de projetos de pesquisa e de estágios por docentes e discentes no exterior, autoria em capítulos de livros de editoras internacionais de renome, organização de reuniões científicas internacionais, participação em comitês editoriais de periódico estrangeiro e disciplinas ministradas por pesquisadores de instituições estrangeiras.
As agências do exterior que contam com a participação de docentes do PPGZOO nas atividades citadas incluem: Agência Internacional de Energia Atômica FAO/ONU, Asociación para La Naturaleza y El Desarrollo Sustentable (ANDES-Peru), Biotechnological and Biological Sciences Research Council (Reino Unido), Centro para el Estudio de Sistemas Marinos (CESIMAR, CENPAT – Argentina), Fonds National de La Recherche Scientifique (F.R.S.-FNRS – Bélgica), Food and Agriculture Organization (FAO), Instituto de Ecología A.C. (México), International Atomic Energy Agency (IAEA/FAO/UN), PADI Foundation (EUA), e Rufford Foundation (Reino Unido), Oxford University Museum of Natural History (Reino Unido), The Mohamed Bin Zayed Species Conservation Fund (Emirados Árabes Unidos), Universidad Regional Amazónica Ikiam (Equador), Universidade de La Republica, Montevideo (Uruguai); Université de Liège (Bélgica); University of Bristol (Reino Unido); Zoological Research Museum Alexander Koenig – ZFMK (Alemanha).
Os docentes do programa também atuam como membros do corpo editorial de diversos periódicos: Ethnobiology and Conservation; Herpetological Journal; Myrmecological News; Ocean & Coastal Managment; Studies on Neotropical Fauna and Environment e Zootaxa.