É com grande satisfação que anunciamos que o discente de doutorado Luzivaldo Castro dos Santos Júnior foi selecionado para participar do Fonseca Leadership Program, uma iniciativa do Global Environment Facility (GEF) em parceria com o Programa Bolsas FUNBIO – Conservando o Futuro. A iniciativa apoia jovens conservacionistas em países em desenvolvimento e homenageia Gustavo Fonseca, que dedicou a vida à conservação, e faleceu precocemente em 2022, quando era um dos líderes do GEF.
O projeto de pesquisa intitulado “Perspectivas sociais, ecológicas e epidemiológicas do bycatch de golfinhos de rio amazônicos a partir da pesca artesanal na região de Tefé, Amazonas”, tem como objetivo caracterizar a captura acidental de botos-vermelhos e tucuxis, explorando a relação desses animais ameaçados com a pesca na Amazônia.
O projeto foi selecionado entre as 5 propostas mais bem ranqueadas de doutorandos no país, garantindo um financiamento de R$ 50 mil. A pesquisa conta com a orientação do Dr. Alexandre Schiavetti (UESC) e coorientação da Dra. Louise Maranhão de Melo, bem como o apoio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM).
O projeto é de grande importância global, pois visa estudar duas espécies de golfinhos de rio ameaçadas de extinção, cuja sobreposição com áreas de pesca as torna vulneráveis. A pesquisa também aborda o conhecimento dos pescadores artesanais sobre esses cetáceos, destacando sua relevância social e a necessidade de gestão pesqueira que leve em conta a conservação dessas espécies.
Mais informações na página do FUNBIO: https://www.funbio.org.br/parceria-com-o-gef-fortalece-o-programa-bolsas-funbio/

Seleção Fonseca Leadership Program - GEF/FUNBIO.

Nas próximas semanas vamos divulgar um edital de mobilidade presencial com bolsas para Colômbia (licenciaturas) e México (bacharelados). Para a inscrição nesse edital será necessário possuir proficiência em espanhol. Por isso, está aberto um edital de proficiência em língua espanhola para candidatos interessados na mobilidade, com inscrições a partir de 25 de abril.
Para realizar a inscrição, os estudantes deverão fazer com antecedência um teste de nivelamento online e gratuito do Instituto Cervantes e conseguir, pelo menos, nível B1 na língua espanhola. A página do resultado, com o seu nome, deve ser salva em PDF.
Apenas 20 candidatos (12 estudantes de bacharelado e 8 estudantes de licenciatura) serão selecionados para a fase seguinte, por ordem de inscrição. Estes serão entrevistados pela Comissão de Proficiência da UESC e receberão uma nota de 0 a 10 que atestará a aptidão na língua.
*Os interessados no edital de mobilidade que já possuírem comprovação de proficiência em língua espanhola de nível B1 ou superior não precisam se inscrever para o edital de proficiência.
**Os candidatos avaliados não receberão certificado de proficiência em língua espanhola. O resultado do edital de proficiência é de uso exclusivo para o edital de mobilidade.

Link na bio em arint_uesc